Trata-se da realização de contratações de materiais e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os itens contemplados e rotinas obrigatórias a serem seguidas estão previstos na Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022.


 alvo Copia  Público Alvo

  • O Público alvo do serviço são os membros da comunidade acadêmica.

 alvo Copia  Como Solicitar

  • Primeiramente, a demanda deve estar alinhada com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC da UFLA e prevista no Plano de Contratações Anual - PCA para o ano corrente, disponível para consulta no Portal Nacional de Contratações Públicas - PNCP
  • Caso a demanda não esteja prevista no PCA, deve ser incluída, para somente assim ser submetida à DGTI.  Seguem as instruções para essa inclusão:

    • Logar no Sistema PGC
    • Uma vez logado, selecionar a opção PGC - Planejamento e Gerenciamento de Contratações.
    • Logo a seguir, escolha a opção: “PCA 202X - Em execução” e clique no botão "Criar" no canto superior direito da tela. Assim, deverá ser preenchido o DFD desse sistema. Uma vez concluído o DFD, informar à Proplag a inclusão da demanda para análise e aprovação, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   
    • Caso a unidade não tenha perfil de acesso ao Sistema PGC, a solicitação também deve ser feita à Proplag por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo o formulário para acesso ao sistema, devidamente preenchido
    • Formulário
  • Assim, deve ser criado pela área requisitante, no SEI, um processo do tipo “Tecnologia da Informação: Aquisição e Contratação de TIC”. Nesse processo deve ser criado e preenchido o documento do tipo “TIC: Documento de Formalização de Demanda - DFD”, que é um despacho de encaminhamento do DFD digital e que deve ser assinado pela chefia da área requisitante e pelo(s) integrante(s) requisitante(s). O DFD Digital baixado do Sistema PGC, deve ser inserido no processo como documento do tipo “Externo”, sendo o tipo de documento “Anexo”.

    O processo deve ser enviado para a unidade “DGTI/SGV - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação”.

    Informações importantes:

    - O despacho possui notas explicativas que devem ser observadas para o devido preenchimento e depois apagadas.

    - O Responsável pela demanda deve ser obrigatoriamente Diretores de Faculdades/Escolas/Institutos ou Pró-Reitores, no caso das Pró-Reitorias e unidades pertencentes às mesmas.

    - O integrante requisitante pode ser qualquer servidor do quadro (docente ou técnico administrativo) indicado e devidamente informado pelo Responsável pela demanda, e que esteja apto a passar as informações sobre o objeto demandado durante a elaboração dos documentos do processo de compra. 

    - Após recebimento do processo e análise e enquadramento do DFD Digital pela Autoridade Máxima da Área de TIC, o processo será encaminhado à Superintendência de Governança para aprovação e emissão de portaria instituindo a Equipe de Planejamento da Contratação, que trabalhará no processo de compra.

    - Quanto aos documentos a serem trabalhados pela Equipe de Planejamento da Contratação, a CAT fará as devidas orientações e disponibilizações nos momentos pertinentes.

notas  Observações, Restrições, Regras, Políticas ou Normas

  • Para se viabilizar a aquisição ou contratação de uma solução de TIC, o requisitante deve se atentar para o alinhamento da demanda com Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e com o Plano de Contratações Anual (PCA) da UFLA para o ano vigente.