Ir direto para menu de acessibilidade.
  • Para abertura de chamados navegue nas categorias abaixo:

Adequação, Desenvolvimento ou implantação de sistemas de informação utilizados para a gestão administrativa e gestão acadêmica da universidade.

alvo Copia  Público Alvo

• Servidores das áreas finalísticas gestoras dos sistemas.

alvo Copia  Como Solicitar

• Envio de uma requisição por meio da central de serviços de TIC.
  • Para enviar a requisição, clique na opção “Solicitar Adequação, Desenvolvimento ou Implantação de Sistema de Informação”, disponível nesta página, e informe os dados solicitados no formulário que será apresentado.

notas  Observações, Restrições, Regras, Políticas ou Normas

• Requisições de alterações categorizadas como Sustentação de Software (alterações pontuais, de pequeno porte e baixa complexidade, para finalidades adaptativas e perfectivas) serão atendidas de acordo com a disponibilidade da equipe em relação às atividades relativas aos Projetos de Software em andamento. Requisições de Sustentação de Software que resultarem na inclusão, alteração ou remoção de regras ou processos de negócio institucionais deverão obrigatoriamente ser autorizadas pelo Gestor da Área Requisitante.

Demandas de Desenvolvimento não categorizadas como Sustentação de Software, bem como as demandas de implantação de novos sistemas de informação, serão atendidas por meio da elaboração e execução de um novo Projeto de Software. O atendimento dessas demandas está condicionado ao seguinte procedimento:

1. Preenchimento e envio do Documento de Oficialização da Demanda (DOD), pela área organizacional solicitante a ser atendida. O DOD deverá ser enviado em formato “.PDF” por meio de um anexo ao chamado. Para fazer o preenchimento do DOD, o representante da área requisitante deve acessar o template do DOD, fazer uma cópia do documento (menu 'Arquivo'->'Fazer uma cópia'), preencher e salvar o documento em formato PDF (menu ‘Arquivo’ -> ‘Fazer o Download’ -> ‘Documento PDF’).
    2. A DGTI verificará o alinhamento estratégico da demanda com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) em vigor. Em caso de falta de alinhamento, a demanda será encaminhada ao Comitê Interno de Governança da UFLA (CIGOV-UFLA) para avaliação e verificação de viabilidade de inclusão ao PDTIC.
    3. Uma vez constatado que a demanda esteja alinhada estrategicamente ao PDTIC, a DGTI fará a Análise de Viabilidade do Projeto. Caso seja constatada inviabilidade de atendimento. A priorização de demandas pelo CIGOV-UFLA será feita observando-se os interesses da Administração Pública. De acordo com a portaria REITORIA N°1.499 de 19 de Novembro de 2018, que instituiu CIGOV-UFLA, em seu Art 4°, Inciso XXI, fica explícita a responsabilidade do CIGOV-UFLA em analisar e aprovar, em consonância com o PDTIC, a priorização dos projetos e demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação desta universidade.
    4. Verificada a viabilidade de início do projeto, a DGTI fará a elaboração do Termo de Abertura do Projeto, que deverá ser assinado pelo Gestor da Área Requisitante.

relacao_sistemas  Neste serviço você pode:

• Solicitar alterações pontuais, de pequeno porte e baixa complexidade, para finalidades adaptativas e perfectivas (Sustentação de Software). Como por exemplo: inclusão ou alteração de informações em telas do sistema; inclusão de novas informações em relatório existente; desenvolvimento de novo relatório; etc..
  • Solicitar alteração de Médio e Grande Porte em Sistema de Informação. Como por exemplo: novo módulo para informatização de processos do setor; alterações substanciais em módulos e funcionalidades existentes.
  • Solicitar o desenvolvimento de um novo Sistema de Informação.
  • Solicitar a implantação de um novo Sistema de Informação.

relacao_sistemas  Relação dos sistemas de informação cobertos por este servço: